Sistema Financeiro Classe A, B, C, D e E

A forma mais utilizada para definir os padrões de cada classe social pelo IBGE é por meio da renda familiar mensal. Mas, nem sempre esse indicador socioeconômico é satisfatório, é preciso em alguns casos, analisar a condição socioeconômica de uma pessoa com base em outros indicadores.

Abaixo está a classificação pelo IBGE:

• Classe A: Acima de 20 salários mínimos;

• Classe B: De 10 a 20 salários mínimos;

• Classe C: De 3 a 5 salários mínimos;

• Classe D: De 1 a 3 salários mínimos;

• Classe E: Até 1 salário mínimo.

A classe A, representa as famílias mais ricas do país. Dificilmente as encontramos morando na favela.

Na classe B, podemos encontrar algumas das famílias com a melhor condição na favela. Geralmente, são comerciantes que mesmo tendo uma condição ótima e muitos bens materiais, preferem continuar morando na comunidade, porque gostam daqui e já tem o costume.

Também encontrarmos pessoas que estão na classe C nas favelas. São famílias que normalmente tem uma condição melhorzinha dentro da comunidade, já conquistaram sua casa própria e, muitas vezes, tem até seu carro.

Já a classe D é aquela que consegue fazer as coisas que precisa, mas a condição não é tão boa assim. Em especial nessa pandemia, quando tudo ficou ainda mais difícil, já que o preço das coisas tem aumentado diariamente e isso acaba comprometendo a renda da galera.

Por fim, na classe E estão aquelas famílias que vivem no limite, “viver” talvez nem seja a melhor palavra, mas sim “sobreviver”… Quem nunca ouviu histórias de mães de família que criam seus filhos e sobreviveram com menos de um salário mínimo? Brabão! Essa parada infelizmente acontece direto com famílias com menos grana na favela.

Dados do PNAD/IBGE revelam que 70% da população que se encontra nas classes C, D e E tem cadastro em um banco, mas o grupo tem uma característica não muito moderna quando o assunto é a organização financeira e meios de pagamentos: eles ainda preferem controlar e pagar suas contas com dinheiro físico.

O mundo tem se desenvolvido a cada dia e é importante os crias se desenvolverem juntos, sempre procurando se atualizar e mudar a mentalidade! Quando nos acostumamos a fazer nossas transações financeiras através de um banco digital, tudo fica mais fácil – desde a segurança da nossa grana até o nosso controle financeiro!

O Maré tem uma conta digital prontinha para atender todas as suas necessidades. Estamos sempre em movimento por aqui, permita se movimentar também e abraçar a evolução do sistema financeiro a sua volta!

Se ligou?!

Bora juntos!

Leave a comment