Vida na Maré

A Maré é um conjunto de 17 comunidades. Aqui vivem pessoas de bem, que se levantam a cada dia para lutar e seguem se reinventando.

Na Maré, encontramos Moto-táxis, um meio de transporte que proporciona mais comodidade para os moradores e tem um precinho camarada pra quem quiser andar dentro da comunidade. Além de conhecermos todos e até nos tornarmos amigos, isso facilita a vida dos moradores, porque uma viagem feita de moto economiza muito mais tempo.

Na Maré, quando um(a) cria da comunidade encontra outro(a), na mesma hora rola um “E aí, beleza?! Tudo bem, mano?”. Aqui rola muito calor humano. É a mãe que chama os filhos da sua janela, é o bate papo descontraído na praça, é música brasileira tocando na rádio local, é a mobilização dos grupos de caridade pra ajudar quem mais precisa.

Não podemos esquecer que na maioria das comunidades rola muito comércio. Na correria da vida, eles facilitam muito o dia a dia dos moradores, que nem precisam ir muito longe pra fazer suas compras. E tem também muita criatividade. Pra ver, é só chegar lá no Outbêco, por exemplo, que tem um cardápio bem parecido com o do Outback, e fica lá no Parque União.

É claro que nem tudo é maravilha aqui. Tem serviços que não chegam, tem gente passando dificuldade e tem medo da violência que infelizmente ainda é uma realidade pra muitas favelas. Mas o que não falta é esperança e gás pra batalhar por um amanhã melhor.

Quem conhece a Maré, sabe como ela vem crescendo. As casas eram as chamadas palafitas, um tipo de casa construída sobre troncos ou pilares, comuns em áreas alagadiças, para evitar que a água não alcançasse. Hoje, muitas casas têm até fachada de azulejo e as comunidades não param de se desenvolver.

Todas essas coisas dão orgulho para os moradores da Maré.

A Maré está sempre em movimento e isso é muito aulas!

Leave a comment